FASE NEGATIVA NO TRADING: O QUE FAZER?

Tempo de leitura: 3 minutos

fase negativa no trading

Dizem os populares que “depois da tempestade, vem a maresia” e eu gostaria de começar esse artigo com uma reflexão justamente sobre isso.

Quando éramos crianças e nos sentíamos ameaçados ou nos machucávamos nossa primeira e imediata reação era o choro!

Como consolo, nossos pais nos diziam para nos acalmarmos que aquela situação passaria e que a dor deixaria de doer depois de algum tempo.

Esse tempo era a “maresia depois da tempestade”. Mas a parte esquecida disso é que depois que crescemos não levamos esse ensinamento conosco e acabamos ficando frustrados quando parece que a “tempestade” nunca vai passar.

Em qualquer situação na vida e também no universo do trading esportivo as tempestades virão e se você for capaz de aguentá-las, as maresias também virão cedo ou tarde.

É comum que um trader ou apostador entre no que muitos chamam de “fase negativa”, onde pega uma série de prejuízos em sequência e que muitas vezes parecem de fato “intermináveis”. Nessa fase o que irá sustentá-lo é o controle emocional, a metodologia de trabalho e principalmente a persistência.

Desde que se esteja fazendo uma boa gestão de banca, não há males penosos em ter uma sequência de red’s.

Se você sabe que está fazendo boas análises, e mas mesmo assim não está conseguindo ter bons lucros nas entradas então realmente não há o que fazer a não ser aprender com os erros e se preparar mais para cada nova operação.

Não existe nenhum método 100% correto no Trading Esportivo. Portanto, cedo ou tarde as fases negativas vão aparecer.

Bruce Lee tem uma frase muito conhecida que diz o seguinte:

O que importa não é o que acontece, mas como você reage!

Portanto, independente das crises, tempestades, fases ruins/negativas que você esteja enfrentando seja no trading ou mesmo na vida, só você pode vencer o choro e se manter firme até isso passar e chegar o tempo onde as coisas melhoram.

Devo lembrar que estamos falando aqui de você continuar firme  no seu propósito, isto é, manter o seu espírito inabalável nas derrotas e nas frustrações.

Não quero que esse artigo seja visto como uma auto-ajuda, mas reflita sobre isso…

Os períodos de crise econômica são muitas vezes agravados pelas notícias dos jornais pois o dinheiro deixa de circular quando as pessoas tem medo de perderem seus empregos, do preço de terminados produtos aumentarem e dentre outros.

O que basicamente acontece é que nas fases negativas, ou nesse caso nas crises, as pessoas tem medo do que pode acontecer num futuro próximo mas não mantem o otimismo ou trabalham duro para não precisar ter tal medo.

Somos evolutivamente treinados a não sair da nossa zona de conforto, isto é, não abandonarmos o posto do que nos mantem estáveis. Porém, como dizia uma frase famosa:

É na beira do abismo que nos vemos obrigados a evoluir…

Quer dizer que é nas fases negativas, nas crises e nas tristezas que temos nosso maior crescimento pessoal se formos capazes de seguir em frente e enfrentar aquilo que nos abala psicologicamente.

É um treino para a vida…

Não se deixe levar pelos tempos ruins mas tenha sempre a fé em tempos melhores! O otimismo e o trabalho duro são a base para o sucesso!!

Espero que tenha gostado deste artigo e não deixe de assinar a lista de assinantes gratuitos do blog deixando seu e-mail logo abaixo:

FAÇA PARTE DO CLUBE FUTEBOL MILIONARIO

Deixe seu email logo abaixo e saiba como:

Sucesso e bons greens 🙂