COMO ADQUIRIR CONTROLE EMOCIONAL NO TRADING ESPORTIVO?

Tempo de leitura: 8 minutos

Como adquirir controle emocional no Trading Esportivo?

Haja coração, rsrs…

Esse é um assunto bastante comentado, porém pouco explicado no trading esportivo.

Alguns batem na tecla de que adquirir controle emocional é a chave para o sucesso no trading esportivo, porém falta mostrar o caminho ou pelo menos indicar alguns fatores para conseguir dominar as emoções nessa atividade.

Quero que saiba de imediato que suas operações são 80% mental e 20% mercado.

O objetivo desse post é lhe mostrar o caminho sobre como adquirir controle emocional no trading esportivo.

É de suma importância que você leia até o final e também leia os outros posts que indicarei aqui, dessa forma você vai poder absorver tudo que é mais importante.

Devemos ter em mente que qualquer ser humano inevitavelmente terá emoções e um profissional, antes de ser um profissional, é um ser humano, portanto é um mito dizer que não se pode ter emoções no momento de exercer a atividade de trader esportivo.

Vamos às provas?

Qualquer ação que você toma certamente envolve um desses dois sentimentos: prazer ou medo. Todos os outros sentimentos são secundários.

Pense um pouco… tudo que você faz é por medo de que algo ocorra ou para ter prazer sobre algum acontecimento não é mesmo? Então, no trading esportivo também é assim.

Você sempre irá tomar a decisão de abrir ou fechar uma operação para ter o prazer de um ganho ou por medo de não ganhar ou até perder dinheiro, dessa forma foi uma emoção que levou você a agir.

(A propósito, não pense em dinheiro quanto estiver operando, pense sempre que o que você está investindo são fichas a serem acrescentadas ou diminuídas de sua banca)

O que devemos procurar é administrar essas emoções e controlá-las de tal forma a não afetar o nosso trabalho.

Nesse post. vou te mostrar os passos para se chegar ao tão sonhado controle emocional no trading esportivo.

Ansiedade, Incredulidade, raiva, conformação, aceitação e medo são alguns sentimentos que podem fazer toda a diferença no momento das operações de trading esportivo. Controlar esses sentimentos certamente é o fator mais importante na carreira de um trader de sucesso.

Veja abaixo um infográfico mostrando exatamente o ciclo de emoções que um operador iniciante tem no momento que toma um gol contra a sua posição (tem prejuízo).

adquirir controle emocional

Se quiser baixar o infográfico em máxima qualidade deixe seu e-mail no campo abaixo:

Baixe seu Infográfico Gratuitamente!

Para fazer o download, basta deixar o seu e-mail logo abaixo:

Como o próprio nome diz o controle das emoções é uma habilidade que poucos dominam.

Ter controle sobre suas emoções não é algo facilmente alcançável, pois demanda muita experiência, conhecimento e acima de tudo é necessário ser altamente disciplinado.

Apesar de não ser fácil ter domínio sobre as emoções, isso é inteiramente possível.

Quem domina essa arte certamente tem uma experiência de vida elevada seja qual for a atividade.

Se você quer saber como adquirir controle emocional no trading esportivo ou em qualquer outra atividade é preciso dar alguns passos certeiros, seguindo esses passos você se sentirá cada vez mais seguro em seus investimentos.

O controle emocional é o principal pilar do trading esportivo, porém esse pilar depende da existência de outros 3 pilares e aqui iremos estudar cada um deles.

Para facilitar o entendimento, vamos adotar o exemplo de um profissional bem conhecido por todos: uma advogado.

1 – Conhecimento de mercado;

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação.”

É necessário que cada profissional saiba onde está pisando, ou seja, que tenha conhecimento da atividade que quer exercer.

No trading esportivo é comum as pessoas já começarem a investir no primeiro mês, na primeira semana ou até mesmo no primeiro dia que conhecem a Betfair e isso é um grande erro.

Apenas conhecer futebol. se cadastrar na Betfair e colocar lá o seu capital de investimento não é suficiente para saber operar. Fazer trading exige muito conhecimento de mercado e muita dedicação para entender exatamente onde aplicar cada técnica aprendida.

Vamos ao exemplo de nosso profissional:

Um advogado fica em média de 5 a 7 anos na faculdade. Depois, passa por estágios e experiências em algumas empresas para enfim, depois de alguns anos, abrir o seu próprio escritório ou ir trabalhar em uma grande empresa.

Já pensou se ele fosse exercer a profissão sem ter conhecimento? Certamente ele ficaria sem saber exatamente o que fazer e apareceria o nervosismo, a insegurança, dentre outros sentimentos.

Além disso, mesmo estudando durante anos, nenhum profissional sabe tudo, portanto o estudo nunca acaba. Há sempre a necessidade de estudar e se aperfeiçoar.

Um palestrante por exemplo se não souber perfeitamente o assunto que irá ministrar, certamente irá ficar muito mais nervoso no momento da palestra.

Aqui no blog tem diversos outros artigos para que você estude e entenda cada vez mais sobre o trading esportivo, pois lembre-se, conhecimento é primordial.

Dê uma olhada também no meu canal no Youtube que possui inúmeros vídeos para agregar valor.

[CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL] <<

2 – Planejamento;

“Ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo.”

Apenas conhecer não é suficiente, é necessário planejar e ter um objetivo a ser alcançado.

É muito comum um operador iniciante ou intermediário fazer apenas uma análise prévia e partir para a operação sem nenhum planejamento.

Já pensou se nosso advogado não planejasse o seu trabalho? Mesmo tendo conhecimento, certamente ele planeja cada audiência e está pronto para reagir a cada situação.

Se não houver um planejamento das ações, um objetivo a ser alcançado as coisas ficam muito mais difíceis e acabam afetando a capacidade de raciocínio, abrindo espaço para emoções inesperadas e descontroladas.

E aquele palestrante? Não somente deve conhecer o assunto como também planejar o que irá falar. Assim certamente se sentirá mais seguro.

O planejamento para fazer uma operação é algo que não pode ser deixado de lado. Deve-se ter claramente um objetivo a ser alcançado, os caminhos para chegar a esse objetivo e as ações a serem tomadas caso aconteça algo inesperado.

Se você não sabe fazer um bom planejamento para suas operação, eu escrevi um artigo aqui no blog que irá te ajudar muito nisso. Veja no link abaixo:

https://traderduarte.com/tecnica-no-trading/

3 – Disciplina;

Respeito a um regulamento; submissão ou respeito às regras, às normas, àqueles que são seus superiores etc.”

O trading esportivo é uma atividade bem singular pois para praticá-la não há regras claras. O que quero dizer é que em praticamente tudo na vida existem regras impostas que quando não são cumpridas existem punições e no trading esportivo não existem essas “regras” impostas.

Para ficar mais claro vamos tomar como exemplo uma estrada.

Em uma estrada existem inúmeras regras a serem seguidas como: faixas contínuas, limite de velocidade, radares, dentre outras regras que ficam absolutamente claras e que quando não cumpridas se transformam em punições sejam pelo órgão administrador ou até mesmo por uma força maior, como um acidente por exemplo.

No trading esportivo temos a liberdade de estipular as nossas próprias regras, porém é necessário disciplina para cumpri-las.

A partir do momento que conseguimos cumprir essas “regras” o controle emocional se torna muito mais “alcançável”.

Abaixo vou listar algumas regras mais conhecidas que devem ser cumpridas a risca pelo trader.

Fazer gestão de capital (gestão de banca);

– Não tentar recuperar um investimento perdido (recuperar red);

– Fechar uma operação no momento certo;

– Assistir os jogos que for operar;

– Não fazer mais de um jogo ao mesmo tempo.

Esses são exemplos de algumas regras que devem ser seguidas à risca. Mas você pode estipular inúmeras regras, o que importa é segui-las ou seja ser disciplinado.

É claro que o nosso amigo advogado também tem que obedecer algumas regras mesmo que impostas, mas certamente com a experiência ele também criou algumas regras próprias para alcançar melhores resultados.


 

Agora você já conhece os 3 pilares para conseguir administrar as suas emoções:

– Conhecimento;

– Planejamento;

– Disciplina.

Imprima o infográfico e cole bem a sua frente para que toda que toda vez que for operar possa lembrar dos passos corretos.

Para baixar o infográfico em máxima qualidade deixe seu e-mail no campo abaixo:

Baixe seu Infográfico Gratuitamente!

Para fazer o download, basta deixar o seu e-mail logo abaixo:

Sucesso e bons greens 🙂